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Este blog foi criado para dinamizar discussões e debates em torno das temáticas da disciplina "Relações Públicas e Responsabilidade Social", do curso de Secretariado Executivo da UPIS.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Responsabilidade Social: O Novo Papel das Empresas

Os objetivos do Milênio são um conjunto de oito macro- metas, a serem atingidos pelos países signatários até o ano de 2.015, por meio de ações efetivas dos Governos, empresas privadas e da sociedade como um todo. Logo, os oito objetivos são:
1. Acabar com a fome e a miséria;
2. Educação básica e de qualidade para todos;
3. Igualdade entre os sexos e a valorização da mulher;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater a aids, a malária e outras doenças;
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
São dois os pressupostos da responsabilidade social empresarial:
        O adequado cumprimento de toda a legislação, em seus variados âmbitos (ambiental, trabalhista, previdenciária, fiscal, etc.);
         A postura ética e moral adotada em qualquer relação.
Assim, se determinada  empresa frauda o faturamento de suas vendas para pagar menos impostos, não adota parâmetros de qualidade ambiental ou utiliza mão de obra infantil em seus quadros por exemplo, estará fadada a não cumprir seu papel dentro da sociedade, comprometendo sua própria existência.
Daí, se afirmar que a expressão cidadania empresarial se traduz no apoio e no desenvolvimento de ações em benefício de toda a sociedade, bem como, nas práticas que de algum  modo beneficiem diretamente os interesses das empresas, em relação ao bem-estar de seus funcionários e seus familiares.
Atualmente, várias empresas, independente de seu porte, estão se movimentando no sentido de assumir sua co-responsabilidade em prol do desenvolvimento social, agindo em diferentes focos, estratégias e temas. O cuidado com as questões ambientais, tem se tornado um dos principais fatores determinantes no sucesso ou fracasso organizacional, de sorte que, certificações como a ISO 14.001 (Qualidade Ambiental) tem sido bastante requisitadas às Certificadoras, pois  pesquisas demonstram que grande parte dos consumidores jamais voltariam a comprar produtos ou usar serviços de uma empresa que polui o meio ambiente, por exemplo. E essa é apenas uma das facetas que se descortinam, pois a sociedade e especificamente o consumidor está mudando, ao exigir que questões até então não consideradas importantes, como o tratamento e necessidades dos funcionários, sejam levadas em conta no momento da escolha do produto ou do serviço.
O investimento social privado é um desdobramento imediato da responsabilidade social empresarial, através do qual se planeja e monitora a utilização voluntária de recursos privados, ainda que provenientes de pessoas físicas, em projetos que possuam interesse público. Logo, determinadas verbas privadas são destinadas para programas sociais que, em sua grande maioria, são distribuídos, através dos braços sociais empresariais, representados pelas Fundações e Institutos. Assim, é impossível pensar em investimento social privado, sem o exercício da responsabilidade social, que por sua vez, remete aos conceitos fundamentais de ética e cidadania.
Em suma, a empresa que é socialmente responsável vai além da sua pura obrigação. Adota posturas explícitas decorrentes da própria consistência e maturidade das condutas éticas previamente adotadas pela organização, o que faz a empresa cumprir seu novo papel: o da responsabilidade social empresarial.
Fonte:http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=88
Angela Santos

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