Quem sou eu

Minha foto
Este blog foi criado para dinamizar discussões e debates em torno das temáticas da disciplina "Relações Públicas e Responsabilidade Social", do curso de Secretariado Executivo da UPIS.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O que é a Controladoria-Geral da União?

A CGU (Controladoria-Geral da União) é o órgão do Governo Federal responsável por controlar o uso do dinheiro que o governo arrecada de impostos. Esse dinheiro pertence ao povo e deve se transformar em benefício para a população. Por isso se fala que esse dinheiro é publico e deve ser gasto de forma correta pelos administradores do governo.
O dinheiro público deve ser utilizado por esses administradores para beneficiar a sociedade e melhorar a qualidade de vida da população. O dinheiro deve ser investido na construção de hospitais, escolas, estradas e outras ações que tragam melhorias para todos.
O trabalho da CGU é saber se estão usando bem o dinheiro público para que não haja corrupção. Por isso, ela controla o que é gasto e ensina os administradores como esse dinheiro deve ser utilizado.
A CGU também informa a população sobre como estão sendo gastos os recursos públicos. Isso é o que se chama transparência na administração pública. Dessa forma, ela incentiva as pessoas a também exercerem o controle daqueles gastos, apura reclamações e recebe sugestões sobre as ações do governo.

Programa Olho Vivo no Dinheiro Público

Para que as pessoas saibam como podem fiscalizar o dinheiro que é gasto pelo governo, a CGU criou o Programa Olho Vivo no Dinheiro Público.
O programa visita municípios para orientar a população, distribui cartilhas, oferece cursos pela internet e ensina aos cidadãos como fazer essa fiscalização e saber se o dinheiro é gasto de forma correta.
Outra atividade do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público são os concursos culturais e de desenho e redação, dos quais as crianças e adolescentes podem participar.

Parceria com o UNODC

A CGU atua em parceria com o UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), agência da ONU que tem representações em vários países e trabalha para prevenir o uso de drogas e enfrentar o crime organizado, a corrupção, promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos. O UNODC é guardião da Convenção da ONU contra a Corrupção, em vigor desde 2005, da qual fazem parte 141 países, entre eles o Brasil, que vem aprimorando as leis nacionais e desenvolvendo ações contra a corrupção. Por meio dessa parceria foi criado o sítio Criança Cidadã.

  Leia a redação vencedora do 1º Concurso de Desenho e Redação da CGU 
“Como será o futuro do Brasil com o dinheiro público bem aplicado?” Essa foi a pergunta lançada aos estudantes do Brasil pelo 4º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU). Dentre os milhares de trabalhos recebidos, a Comissão Julgadora selecionou as 33 melhores obras, divididas em 11 categorias, como vencedoras do certame. Além dos estudantes, três escolas foram premiadas na categoria Escola-Cidadã pelos planos de sensibilização e mobilização desenvolvidos para o concurso.

5ª SÉRIE (6º ANO)

1ª Colocada: Rafaela Alves da Silva –  11 anos – Mato Grosso 

Os direitos dos cidadãos

        Todos os cidadãos têm direito de saber como está sendo gasto o dinheiro público, dinheiro que nós pagamos através dos impostos. Esse dinheiro que pagamos contribui com merenda escolar, creches, escolas, assistência aos idosos, saúde e remédios, esgotos, apostilas que recebemos na escola, postos de saúde e outros órgãos em benefícios da população.
        A população tem o direito de saber como esses recursos estão sendo aplicados. Às vezes, infelizmente, existem administradores desonestos que se apropriam do dinheiro público, enquanto a população fica sem atendimento médico, sem merenda escolar, sem obras e serviços essenciais para viver com mais conforto e dignidade.
        Em muitas cidades a população não tem responsabilidade de procurar como está sendo gasto o dinheiro público na sua cidade, e é por isso que ela não anda para frente, não tem esgotos e outros recursos necessários para o desenvolvimento da população.
        Cuide bem da cidade que você vive, lute para que ela fique bonita. Procure a prefeitura e discuta sobre os seus direitos, e participe das reuniões da câmara e associações de moradores, assim estarás garantindo o seu direito de cidadão.
 Fonte: http://www.portalzinho.cgu.gov.br/
+ Acesse:http://www.portaldatransparencia.gov.br/ 
              http://www.cgu.gov.br/olhovivo/

Daiana Oliveira aluna do 6º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário