O Poder Público, como grande consumidor de recursos naturais, bens e serviços, é responsável pela geração de graves impactos ambientais. A Administração Pública tem, portanto, um importante papel a cumprir: o de promover a preservação ambiental a partir da adequação do atual modelo de gestão aos princípios de sustentabilidade e ecoeficiência. | ||
Foi partindo dessa preocupação, que o Ministério do Meio Ambiente vem estimulando, desde agosto de 1999, a adesão dos órgãos públicos ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P. Esta ação, de caráter voluntário, conta atualmente com a adesão de mais de 300 órgãos e entidades públicas, nas 3 esferas de governo.
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) tem como objetivos, dentre outros, a revisão, pelos órgãos públicos, de seus padrões de produção e consumo, a adoção de tecnologias mais eficientes, além da reutilização e a reciclagem dos resíduos produzidos, práticas que aliam responsabilidade social e ambiental.
A inserção de critérios ambientais na atuação da Administração Pública abrange, assim, desde a revisão de investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo até a gestão adequada de todos os resíduos gerados pelas suas atividades, passando pelo combate ao desperdício e pela melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Fonte:cgu / agenda-ambientalSaiba mais.
Daiana Oliveira
Daiana Oliveira
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir