Quem sou eu

Minha foto
Este blog foi criado para dinamizar discussões e debates em torno das temáticas da disciplina "Relações Públicas e Responsabilidade Social", do curso de Secretariado Executivo da UPIS.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O QUE PODE FAZER UM PROFISSIONAL DE RP E A SECRETÁRIA EXECUTIVA QUE POSSUI CONHECIMENTOS NESTA FUNÇÃO.

Administração
Promover ações para a valorização de uma empresa ou marcas. Criar canais de comunicação com os funcionários e fornecedores, clientes, governo e comunidade.

Cerimonial e protocolo

Orientar empresários, políticos e chefes de Estado sobre etiqueta e comportamento. Comunicação institucional

Divulgar os valores e as políticas da organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores.

Eventos

Organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.

Atenção ao cliente

Atender as solicitações e reclamações de consumidores, para melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa.

Pesquisa de opinião

Coletar dados sobre o público interno e externo da empresa para desenvolver planos de comunicação e de ação.

Planejamento estratégico

Traçar a estratégia de relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores.

Projetos institucionais

Analisar pedidos, apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, culturais e educacionais, coordenando sua adequação à filosofia e aos objetivos da instituição.
Abs,
Genilda Mota

Guia Internet 2009

Olá Pessoal!

Como foi o feriado? Espero que ótimo, estou com uma lista dos melhores sites para acessar e ter informações verídicas, muito importantes para nós secretárias.

Vou enviar para o e-mail de todas e quem não receber é só me avisar.
Ótima semana a todas.
Abs,
Genilda Mota

domingo, 20 de setembro de 2009

“Como o Tabaco e Relações Públicas Cresceram Juntos ”


O filme "Obrigado por Fumar" nos mostra que Relações Públicas é uma grande jogada para quem tem um produto aceito ou não no mercado, e que qualquer produto com a dose certa de informação pode ser vendido. O tabaco hoje tem muitos pontos negativos e seus usuários sabem no que os prejudica e, mesmo assim, continuam usando. As indústrias de tabaco, com suas Relações Públicas milionárias, deram e continuam dando certo porque promovem junto aos seus clientes o que eles querem e desejam, através de campanhas publicitárias e de persuasão do público.

Dorinha

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Profissional de RP




“O relações-públicas é um profissional de bastidores. Não aparece muito, mas é quem garante a imagem de uma empresa.”
Nos dias atuais uma das atividades mais importantes que o profissional de RP realiza é o gerenciamento de crises, e este se dá antes que esta ocorra, pois se não é sabido quando ocorrerá, o profissional tem de estar pronto a qualquer hora.

A capacitação do RP é bem diversificada. O profissional atua na consolidação da marca corporativa, elabora estudos e avaliações de público alvo, executa pesquisas de opinião e campanhas institucionais, coordena publicações internas, traça as estratégias das políticas de comunicação interna e externa e organiza eventos. É quem decide quais são os melhores meios de comunicação para iniciar uma campanha, quais as técnicas que serão utilizadas e quanto será gasto.

É necessário ter facilidade em estabelecer contatos, conhecer pessoas e criar vínculos. Uma das vantagens da profissão é o fato de poder lidar com diferentes assuntos o que permite não haver uma rotina muito definida.

FM

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Relações Públicas

Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas. Enquanto marketing prende-se estreitamente ao produto e a sua promoção, tendo por foco a marca, Relações Públicas concentra-se na identidade da organização e na sua filosofia comportamental, tendo por foco sua imagem projetada na opinião pública.

Função estratégica: Relações Públicas exerce uma função estratégica importante nas organizações modernas ao planejar e executar sua comunicação e seus relacionamentos com os mais diversos públicos. Daí a necessidade que tem as organizações de oferecer ao profissional de Relações Públicas condições adequadas para ser bem sucedido na sua função em benefício da própria organização.
Michelle Cristis

SOMOS REFÉNS DA PUBLICIDADE



Acredito que somos uma sociedade manipulada pelos meios utilizados pela publicidade de persuadir, injetando em cada um, uma necessidade que muitas vezes não existe.
Quando nos deparamos com a publicidade de algum produto, automaticamente sentimos a necessidade de adquiri-lo. (mesmo não havendo a necessidade de fato) Isso explica claramente qual a função da publicidade, que é definida como a arte de despertar no público, não somente o desejo de comprar como também a realização da ação.

A publicidade utiliza um conjunto de técnicas individuais para atingir a coletividade, sempre em busca de promover o lucro de uma determinada empresa e na conquista, aumento e fidelidade de seus clientes.
Com isso somos todos reféns desse lobinho vestido de carneiro chamado, publicidade. (quem nunca cedeu aos encantos de uma boa publicidade. “Atire a primeira pedra”).

CRIS FREIRE

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Vamos saber mais: O que é Marketing, Propaganda, Publicidade e Merchandising?

Marketing é:
Atendimento ao cliente, variedade dos produtos, satisfação do cliente depois que ele os usa. Envolve os famosos 4 "Ps": Preço, Praça, Promoção e Produto.

Propaganda é:
Tudo aquilo que é feito em favor da empresa, marca ou produto, ou seja, comerciais de TV, Outdoors, comerciais radiofônicos e etc. Pode ser usada tanto para promover ou divulgar um produto comercial quanto para divulgar crenças e idéias religiosas, políticas ou ideológicas.



Publicidade é:
Já a publicidade liga-se mais à venda de um produto. Refere-se à propaganda de cunho comercial. Tudo aquilo que é divulgado em favor da empresa marca ou produto.


Merchandising = Técnica de apresentação dos produtos em pontos de vendas específicos. No Brasil, o termo é utilizado como inserção de uma marca ou produto em obras de áudio e vídeo.
Abs:
Genilda Mota

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Publicidade: Desejos, necessidades, identificação, lucro e muito mais!

Quando compramos um produto, ou pensamos comprar, o que realmente estamos adquirindo ou pensamos adquirir? Eis a questão...

A reflexão sobre a publicidade incide sobre o seguinte ponto: As pessoas compram um produto porque ele as agrada, porque o desejam não só pelas suas qualidades intrínsecas, mas também por um "valor agregado”, um “conceito” ou uma “ideia”.
Valor e ideia que atendem a uma necessidade, transformada em desejo imediato.

A Teoria da Hierarquia das Necessidades, idealizada por A. Maslow nos dá pistas de como a publicidade se vale de recursos da psicologia para atender a seus propósitos.

Estará o jornal impresso com os dias contados?


Alguns autores, como Giovanni Sartori, defendem que, cada vez mais, o ver se sobrepôe ao saber e ao compreender.

Ficamos assim cada vez mais condicionados ao ver, imagens acabadas que nos chegam, retratando o mundo, construindo o imaginário, traçando representações da realidade.
Qual o espaço para a leitura, a abstração e a reflexão nos dias de hoje?

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Considera-se também que a televisão tem vantagens e desvantagens e, são muito difíceis de decidir o que prestar atenção, pois não temos como prestar atenção em tudo. Certamente, a televisão é a fonte principal da informação. As pessoas diariamente escutam e prestam atenção a uma sequencia curta de notícia que nos forneça informação e os sustentos necessários informados para proceder durante todo o dia.

Abraços

Kátia

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

TV: bom ou ruim?

Tivemos ontem 27.08.
O 1º lado da moeda de nosso debate abordou somente o lado negativo, assim vou enfatizar o que nosso autor (Giovanni Sartori) nos alertou sobre esta tecnologia:
* A TV nos torna crianças dependentes de imagens e adultos preguiçosos para a leitura.
* Não temos mais sede de tocar, nos contentamos com o ver.
* A TV nos mostra imagens reais e binóculos, microscópico o que existe, e qual seria esta diferença? A imagem televisiva intitula o que você sabe que existe mas só vê, como baleias, fundo do mar entre outros, já imagens reais são as matérias ao nosso redor.
Eu tão adaptada com imagens, tenho dificuldades com leitura mas me policio para a cada dia, aprender mais com este mundo imaginário e para alguns livros concretos, vendo por esta analogia do autor, em parte me identifico com esta criticas e me sinto prejudicada por não ler muito.
Mais temos que ir contra esta tendência, que nós mesmos nos acostumamos a ter. Ver menos TV e procurar outros meios satisfatórios para passar o tempo.

Abs
Genilda Mota

A Internet e a Família

Podemos analisar como ponto positivo, o grande boom que tivemos com a chegada da Internet em nossas vidas.
Este veículo veio com força total para provocar mudanças em nosso dia-a-dia e não podemos desprezar a consciência que temos que também pode ser prejudicial, assim nós como adultos devemos nos aprofundar em assuntos virtuais, conhecer sites seguros e buscar sempre fontes coesas, para nos proteger e defender.
Saber é bom demais e com a facilidade que esta ferramenta nos dá, melhor ainda.
Bons caros colegas de sala de aula, aproveitem os tempos modernos nos dado por Deus e vamos investir em nossa carreira com toda nossa sabedoria.

Abs
Genilda Mota

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Algumas teorias da comunicação...

Entender as teorias aplicadas a uma determinada área implica conhecer o contexto social, político, econômico e cultural em que se desenvolveram.

Da teoria hipodérmica, passando pela teoria do duplo fluxo da comunicação, teoria crítica, Agenda Setting, entre muitas outras... pistas sobre a atuação dos meios de comunicação na vida em sociedade, e na influência que podem ou não exercer sobre cada um de nós, nossos grupos e realidades.

O sujeito não é o ser passivo que se julgava, aberto a qualquer tipo de influência que estímulos midiáticos pudessem promover. Há uma série de variáveis a levar em consideração, força dos grupos, resistência cultural, etc.

A comunicação é uma ciência em construção!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Quando o corpo fala...


Tão importante como o comunicação vebal é a comunicação não verbal, diversos recursos que podemos utilizar para estabelecer a comunicação com o outro, assim como recolher informações sobre o interlocutor ou situação vivida.

O olhar, a imagem, os gestos, os odores, enfim, uma infinidade de fontes de informação que revelam a atitude do outro, suas emoções ou percepções da realidade.

Comprovam ou desmetem nosso interlocutor. Comprovam ou desmentem nossas próprias atitudes ou discursos.

O corpo fala!

E o encontro face a face se revela como o momento por excelência em que a comunicação é mais rica, dispensa palavras, dispensa explicações, simplesmente a comunicação...

Como podemos utilizar tais recursos no nosso dia-a-dia profissional?

Fica a proposta para debate e para comentários!!!
Foto: Olhares.com

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O que é comunicação?


Uma breve introdução sobre o que é o fenômeno da comunicação é dada por Haroldo Pereira:

"É uma dessas coisas que todo mundo sabe o que é mas ninguém consegue definir com precisão. Ato de comunicar algo ou de comunicar-se (com alguém). O verbo vem do latim communicare, que significa participar, fazer, saber, tornar comum. Quando eu comunico alguma coisa a alguém essa coisa se torna comum a ambos. Quando se publica uma notícia ela passa a fazer parte da comunidade. Comunicação, comunhão, comunidade são palavras que têm a mesma raiz e estão relacionadas à mesma idéia de algo compartilhado."
E para você, o que é comunicação?

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Para entender Relações Públicas

Fica aqui uma sugestão de leitura para a próxima aula, dia 10 de Agosto, retirada do site Mundo das Relações Públicas:

Link: E:\Rodrigo Silveira Cogo - Para Entender RP-RP em Expressão.mht

Não deixem de pesquisar também o livro de Roberto Porto Simões, Relações Públicas: Função Política (São Paulo, ed. Summus).

Até lá e boas leituras!

Objetivo da Disciplina

Dar subsídio aos alunos para obtenção de conhecimentos técnicos sobre a profissão de Relações Públicas e suas aplicações na atividade de Secretariado Executivo, além de conhecimentos sobre a importância da responsabilidade social da empresas.