Quem sou eu

Minha foto
Este blog foi criado para dinamizar discussões e debates em torno das temáticas da disciplina "Relações Públicas e Responsabilidade Social", do curso de Secretariado Executivo da UPIS.

domingo, 20 de setembro de 2009

“Como o Tabaco e Relações Públicas Cresceram Juntos ”


O filme "Obrigado por Fumar" nos mostra que Relações Públicas é uma grande jogada para quem tem um produto aceito ou não no mercado, e que qualquer produto com a dose certa de informação pode ser vendido. O tabaco hoje tem muitos pontos negativos e seus usuários sabem no que os prejudica e, mesmo assim, continuam usando. As indústrias de tabaco, com suas Relações Públicas milionárias, deram e continuam dando certo porque promovem junto aos seus clientes o que eles querem e desejam, através de campanhas publicitárias e de persuasão do público.

Dorinha

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Profissional de RP




“O relações-públicas é um profissional de bastidores. Não aparece muito, mas é quem garante a imagem de uma empresa.”
Nos dias atuais uma das atividades mais importantes que o profissional de RP realiza é o gerenciamento de crises, e este se dá antes que esta ocorra, pois se não é sabido quando ocorrerá, o profissional tem de estar pronto a qualquer hora.

A capacitação do RP é bem diversificada. O profissional atua na consolidação da marca corporativa, elabora estudos e avaliações de público alvo, executa pesquisas de opinião e campanhas institucionais, coordena publicações internas, traça as estratégias das políticas de comunicação interna e externa e organiza eventos. É quem decide quais são os melhores meios de comunicação para iniciar uma campanha, quais as técnicas que serão utilizadas e quanto será gasto.

É necessário ter facilidade em estabelecer contatos, conhecer pessoas e criar vínculos. Uma das vantagens da profissão é o fato de poder lidar com diferentes assuntos o que permite não haver uma rotina muito definida.

FM

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Relações Públicas

Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas. Enquanto marketing prende-se estreitamente ao produto e a sua promoção, tendo por foco a marca, Relações Públicas concentra-se na identidade da organização e na sua filosofia comportamental, tendo por foco sua imagem projetada na opinião pública.

Função estratégica: Relações Públicas exerce uma função estratégica importante nas organizações modernas ao planejar e executar sua comunicação e seus relacionamentos com os mais diversos públicos. Daí a necessidade que tem as organizações de oferecer ao profissional de Relações Públicas condições adequadas para ser bem sucedido na sua função em benefício da própria organização.
Michelle Cristis

SOMOS REFÉNS DA PUBLICIDADE



Acredito que somos uma sociedade manipulada pelos meios utilizados pela publicidade de persuadir, injetando em cada um, uma necessidade que muitas vezes não existe.
Quando nos deparamos com a publicidade de algum produto, automaticamente sentimos a necessidade de adquiri-lo. (mesmo não havendo a necessidade de fato) Isso explica claramente qual a função da publicidade, que é definida como a arte de despertar no público, não somente o desejo de comprar como também a realização da ação.

A publicidade utiliza um conjunto de técnicas individuais para atingir a coletividade, sempre em busca de promover o lucro de uma determinada empresa e na conquista, aumento e fidelidade de seus clientes.
Com isso somos todos reféns desse lobinho vestido de carneiro chamado, publicidade. (quem nunca cedeu aos encantos de uma boa publicidade. “Atire a primeira pedra”).

CRIS FREIRE

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Vamos saber mais: O que é Marketing, Propaganda, Publicidade e Merchandising?

Marketing é:
Atendimento ao cliente, variedade dos produtos, satisfação do cliente depois que ele os usa. Envolve os famosos 4 "Ps": Preço, Praça, Promoção e Produto.

Propaganda é:
Tudo aquilo que é feito em favor da empresa, marca ou produto, ou seja, comerciais de TV, Outdoors, comerciais radiofônicos e etc. Pode ser usada tanto para promover ou divulgar um produto comercial quanto para divulgar crenças e idéias religiosas, políticas ou ideológicas.



Publicidade é:
Já a publicidade liga-se mais à venda de um produto. Refere-se à propaganda de cunho comercial. Tudo aquilo que é divulgado em favor da empresa marca ou produto.


Merchandising = Técnica de apresentação dos produtos em pontos de vendas específicos. No Brasil, o termo é utilizado como inserção de uma marca ou produto em obras de áudio e vídeo.
Abs:
Genilda Mota

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Publicidade: Desejos, necessidades, identificação, lucro e muito mais!

Quando compramos um produto, ou pensamos comprar, o que realmente estamos adquirindo ou pensamos adquirir? Eis a questão...

A reflexão sobre a publicidade incide sobre o seguinte ponto: As pessoas compram um produto porque ele as agrada, porque o desejam não só pelas suas qualidades intrínsecas, mas também por um "valor agregado”, um “conceito” ou uma “ideia”.
Valor e ideia que atendem a uma necessidade, transformada em desejo imediato.

A Teoria da Hierarquia das Necessidades, idealizada por A. Maslow nos dá pistas de como a publicidade se vale de recursos da psicologia para atender a seus propósitos.

Estará o jornal impresso com os dias contados?


Alguns autores, como Giovanni Sartori, defendem que, cada vez mais, o ver se sobrepôe ao saber e ao compreender.

Ficamos assim cada vez mais condicionados ao ver, imagens acabadas que nos chegam, retratando o mundo, construindo o imaginário, traçando representações da realidade.
Qual o espaço para a leitura, a abstração e a reflexão nos dias de hoje?