Quem sou eu

Minha foto
Este blog foi criado para dinamizar discussões e debates em torno das temáticas da disciplina "Relações Públicas e Responsabilidade Social", do curso de Secretariado Executivo da UPIS.

domingo, 20 de junho de 2010

THE CORPORATION

O que estudamos e que achei mais interessante este semestre em relações públicas foi o documentoário The Corporation que  retrata a verdadeira face das grandes empresas multinacionais que proliferam em todo o mundo, derrubando toda ética e violando todos os valores humanos, não se importando com o mal que irão causar a posteridade mundial, não medindo esforços na busca de lucros exorbitantes, explorando principalmente os povos de países mais pobres, maltratando e escravizando pessoas, corrompendo autoridades governamentais, apresentando um total desrespeito ao meio ambiente e aos direitos humanos. É explicitado o verdadeiro objetivo das grandes organizações que optam em investir em responsabilidade social desde que o investimento lhes de um bom retorno e fixe a marca deles na mídia. Corporações que têm objetivos bem definidos, são frias e não param enquanto não atingirem suas metas. O problema é que sua fome é incessante e, portanto, promovem mortes e desgraças sem que tenhamos qualquer idéia quanto a se isso irá parar algum dia. Sua principal razão de ser é a obtenção de lucro, mesmo que isso se oponha ao bem estar comum de toda a coletividade humana. É justamente em busca de oportunidades de maximizar seus lucros e ganhar cada vez mais e mais dinheiro que grandes corporações multinacionais se estabelecem em países em desenvolvimento. Condenamos pessoas que ainda nem nasceram a viver num estado praticamente irreversível de penúria. Definimos a extinção de espécies vegetais e animais sem nem ao menos nos darmos conta de que estamos fazendo isso. Poluímos a água, o ar e o solo tornando estéreis cada um desses recursos de inestimável valor. Exploramos a mão-de-obra alheia, distante ou próxima de nós mesmos, sem nos dar conta dos grandiosos prejuízos que causamos as crianças, idosos, homens e mulheres que trabalham por salários miseráveis.Aqui se vê uma bela reflexão e crítica sobre o nosso modelo de sociedade global, sem falar de globalização, apesar de ela estar inevitavelmente ali, na história, mas falando do poder das corporações, vamos entendendo como chegamos a esse modelo de sociedade em que o capital manda no mundo, os interesses das empresas controlam sociedades e pessoa. E isso não é exagero, é a pura realidade. O que você sabe sobre o que acontece no mundo ou na sua vizinhança? Já pensou que quase tudo que você sabe chega por canais controlados e que obedecem a interesses muito específicos?

Ass: Flaviana de Sousa

sábado, 19 de junho de 2010

O que mais gostei de estudar foi os 4P´s do Marketing.

Agora só falta finalizar a revista, esse foi o trabalho que realmente exigiu união de toda a turma.

Ass: Sheila

Responsabilidade Social sempre

Olá pessoal,

Adorei o semestre, a turma, a disciplina, a professora. Principalmente o trabalho das empresas que tem RS, pois conseguimos entender que junto com essas organizações podemos fazer muito pelo nosso planeta.

A disciplina acabou, mas devemos continuar com o mesmo engajamento. Vamos economizar a água do planeta, usar materias reciclavéis, apoiar e participar de projetos sociais.

Vamos deixar um mundo melhor para as nossas futuras gerações!!!!

Ass: Rita de Cássia.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

5 S

      É muito interessante o processo dos 5S desenvolvido pelos japoneses. É um modo prático e objetivo de arrumar e manter arrumada a sua casa, o escritório, enfim qualquer ambiente, e até mesmo a nossa vida. 
São 5 palavras em japonês e iniciadas com s.
-Seiri - refere-se às atividades de eliminação do que é superfluo. 
-Seiton - compreende as atividades de ordenação das coisas (arrumação em seus devidos lugares)
-Seixo - às atividades de limpeza e arrumação do lugar de trabalho.
-Seiketsu - refere-se à higiene e à aparência pessoal.
-Shitsuke - são as atividades de desenvolvimento e manutenção da disciplina e do profissionalismo no ambiente de trabalho.
Se praticarmos essa  filosofia, conseguiremos resultados impressionantes em nossa vida, e em nosso meio socio-ambiental.
F. Zulene S. Santos.
 
 

VENCEDORAS

Acredite é hora de vencer

Essa força vem
De dentro de você

Você pode
Até tocar o céu se crer...
Acredite que nenhum de nós
Já nasceu com jeito
Prá super-herói
Nossos sonhos
A gente é quem constrói...


É vencendo os limites
Escalando as fortalezas
Conquistando o impossível
Pela fé...

Campeão, vencedor
Deus dá asas, faz teu vôo
Campeão, vencedor
Essa fé que te faz imbatível
Te mostra o teu valor...


Acredite que nenhum de nós
Já nasceu com jeito
Prá super-herói
Nossos sonhos
A gente é quem constrói...

É vencendo os limites
Escalando as fortalezas
Conquistando o impossível
Pela fé...


Campeão, vencedor
Deus dá asas, faz teu vôo
Campeão, vencedor
Essa fé que te faz imbatível
Te mostra o teu valor...


Tantos recordes
Você pode quebrar
As barreiras
Você pode ultrapassar
E vencer...


Campeão, vencedor
Deus dá asas, faz teu vôo
Campeão, vencedor
Essa fé que te faz imbatível
Te mostra o teu valor.

Conquistando o Impossível
(Jamily)

Até o 7º meninas...

Valeska Sena

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Entenda o que são as Metas do Milênio

           Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) são uma série de oito compromissos aprovados entre líderes de 191 países membros das Nações Unidas, na maior reunião de dirigentes nacionais de todos os tempos, a Cúpula do Milênio, realizada em Nova York em setembro de 2000.
         Para alcançar os ODMs, foram definidas as Metas do Milênio, que estabelecem números para dar significado aos objetivos de erradicar a fome ou diminuir a mortalidade infantil, por exemplo. O esforço coletivo deve garantir, até 2015, a redução pela metade da porcentagem de pessoas que vivem na extrema pobreza, fornecer água potável e educação a todos e combater a propagação da AIDS, malária e outras doenças. Também ficou determinado o reforço às operações de paz das Nações Unidas para que as comunidades vulneráveis possam se proteger em tempos de conflito.
        A África recebeu atenção especial durante as discussões da Cúpula. Medidas foram elaboradas para enfrentar os desafios da erradicação da pobreza no continente. Entre elas, destacam-se o cancelamento da dívida externa desses países, a melhoria do acesso aos mercados, o aumento da ajuda oficial ao desenvolvimento e o aumento do fluxo de Investimentos Externos Diretos e da transferência de tecnologia.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são:



1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome
Um bilhão e duzentos milhões de pessoas sobrevivem com menos do que o equivalente a $ 1 PPC* ao dia. Esse quadro já começou a mudar em 43 países, cujos povos somam 60% da população mundial. O Banco Mundial calcula anualmente um índice de preços, entre países, baseado nos custos de uma ampla cesta de bens e serviços. A partir desse valor, são divulgadas as rendas nacionais expressas em dólares com *Paridade de Poder de Compra (PPC), que determina a quantidade de bens e serviços que $ 1 PPC compra em qualquer lugar do mundo.
2 - Atingir o ensino básico universal
Há 113 milhões de crianças fora da escola em todo o mundo. A Índia é um exemplo de que é possível diminuir o problema: o país se comprometeu a ter 95% das crianças freqüentando a escola já em 2005.
3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
Dois terços dos analfabetos do mundo são do sexo feminino e 80% dos refugiados são mulheres e crianças. Superar as disparidades entre meninos e meninas no acesso à escolarização formal é a base para capacitá-las a ocuparem papéis cada vez mais ativos na economia e política de seus países.
4 - Reduzir a mortalidade infantil
Todos os anos, 11 milhões de bebês morrem de causas diversas. No entanto, o número vem caindo desde 1980, quando as mortes somavam 15 milhões.
5 - Melhorar a saúde materna
Nos países em desenvolvimento, as carências em saúde reprodutiva fazem que a cada 48 partos uma mãe morra. A presença de pessoal qualificado na hora do parto será o reflexo do desenvolvimento de sistemas integrados de saúde pública.

6 - Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças
Em grandes regiões do mundo, epidemias vêm destruindo gerações e cerceando possibilidades de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, a experiência de países como o Brasil, Senegal, Tailândia e Uganda mostram que é possível deter a expansão do HIV. A redução da incidência dependerá fundamentalmente do acesso da população à informação, aos meios de prevenção e aos meios de tratamento, sem descuidar da criação de condições ambientais e nutritivas que estanquem os ciclos de reprodução das doenças.

7 - Garantir a sustentabilidade ambiental
Um bilhão de pessoas ainda não têm acesso a água potável. Durante os anos 90, quase o mesmo número de pessoas ganharam acesso à água e ao saneamento básico. Os indicadores identificados para essa meta demonstram a adoção de atitudes sérias na esfera pública. Sem a adoção de políticas e programas ambientais, nada se conserva em grande escala, assim como, sem a posse segura de suas terras e habitações, poucos se dedicarão à conquista de condições mais limpas e sadias para seu próprio entorno.

8 - Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento
Muitos países pobres gastam mais com os juros de suas dívidas do que para superar seus problemas sociais. Já se abrem perspectivas, no entanto, para a redução da dívida externa de muitos Países Pobres Muito Endividados (PPME). Os objetivos levantados para atingir essa meta levam em conta uma série de fatores estruturais que limitam o potencial para o desenvolvimento - em qualquer sentido que seja - da maioria dos países do sul do planeta. Entre os indicadores escolhidos, está a ajuda oficial para a capacitação de profissionais. Eles negociarão novas formas de acesso a mercados e a tecnologias, abrindo o sistema comercial e financeiro não apenas para grandes países e empresas, mas para a livre concorrência.


Ítala Milany Vieira dos Santos Oliveira

segunda-feira, 14 de junho de 2010

2ª avaliação.

A nossa segunda avaliação está marcada será dia 17/06.
As matérias que serão cobradas serão:


Marketing e os 4 P´s de Marketing - Texto dado em sala e também do Philip Kotler
Instituto Ethos
Pacto Global
Metas do Milênio
Processo de decisão de compra do consumidor
Documentário The Corporation

Filme sobre lobbying



Tivemos textos dados em sala referentes a todos os tópicos, com exceção dos vídeos.



Boa sorte á todas,
Josicleide Guedes

domingo, 13 de junho de 2010

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL:

Preocupada com o Meio Ambiente

A manifest se preocupa em reaproveitar embalagens, para o envio de produtos aos clientes ou franquias, dessa forma evita a compra de novas caixas de papelão. Quando, por algum motivo, essas caixas não estão em condições de uso, as mesmas são disponibilizadas para coletores da comunidade. A distribuição de materiais, reposição, são feitos por meio de cestos plásticos, evitando assim o uso de sacolas plásticas ou desperdício de caixas que podem ser usadas em outras situações.

Uma boa festa também combina com responsabilidade ambiental. Não se esqueça: Ao final de sua festa separe o lixo reciclável que foi gerado, dessa maneira você também estará contribuindo com o meio ambiente e com o futuro do nosso planeta.

Responsabilidade Social

A manifest se preocupa também em ajudar as crianças carentes, comunidades e ONG’s da cidade de Campinas com doações de brinquedos e artigos para festa. Faça você também parte dessa iniciativa. Doe seu brinquedo novo ou usado.

Fonte: manifest.com.br
Sandra Alves
Sec. Executivo
6º Semestre